sexta-feira, 25 de abril de 2014

Remédio de Falso Testemunho

Um idiota sentimental veste seu avental e pica a mula.
Astuta, a mula inventa história. É tudo lorota.
Mas o povo acredita, e cai na mentira.
O idiota, de faca na mão, pensa sua situação.
"Tô fodido, meu irmão!"
Como provar inocência, perante sua sentença
já executada pelo povo? Encheram-no de ovo.
Foi então que o idiota sentimental,
desprovido de um real,
arruma bela solução.
"Que se foda o povão! Eu quero é meu quinhão
de dignidade roubada."
Subiu no alto de uma escada, e gritou para o nada:
"Todo mundo aqui julgou, mas quem aí nunca pecou?
Dê-me a primeira pedrada!"
Eis que o silêncio se fez ouvir, até por quem não estava ali.
Até que a menina Entusiasmada, que tinha uma mira calibrada,
pegou do chão um taco e acertou o coitado bem no saco.
O povo todo riu, e em seguida aplaudiu
quando viram a mula passar.
Festejada por quem estava presente, ela era toda sorridente
sabia o que tinha ido armar.
"Idiota, seu tolo, não conhece bem o povo?
Eles gostam é de fofocar.
Esteja certo ou errado, bonito ou feio no retrato
vai sofrer por se importar.
Desça já daí, e pare de dar pití,
se não eu é que vou ter que te apedrejar."
O idiota desce os lances resoluto, soltando um monte de 'soluço'
sem saber o que fazer. ("Eu vou me escafeder")
"Mas o que levar disso tudo?" Ele não via mais futuro.
Apesar de não ser difícil perceber, ora veja você.
"A opinião do outro pouco importa quando a história já é morta.
Segue o caminho tropeçando, mesmo que dure só um ano."
E o idiota seguiu em frente,
bem capenga, certamente,
mas com vontade de sorrir.
Hoje ele escreve linhas de amor,
transforma em verso cada dor
que planta atrás de si.
Coberto de certeza
de que o mundo não é moleza
e um dia...
"...alguém vai saber o que eu senti."

Nenhum comentário:

Postar um comentário